Os alunos do Clube de Programação e Robótica da Escola Básica e Secundária Alfredo da Silva participaram na I Edição em Portugal da empresa espanhola RetoTech Fundación Endesa.
Desenvolveram, para levar para o festival final, um projeto “Uma Escola Inteligente”. Um dos objetivos do projeto era utilizar a tecnologia para resolver algumas necessidades reais da escola e do seu meio circundante, utilizando técnicas como a robótica para o efeito.
Assim, os nossos alunos consideraram que seria importante os professores e funcionários tivessem um parque de estacionamento inteligente. O parque só funcionaria enquanto a escola estivesse a funcionar. O Parque teria uma cancela que, para entrar, seria acionada por um detetor de movimento e para sair seria acionada, quando o utente carregasse num botão. Na entrada do parque estaria a informação de quantos carros estavam no estacionamento e, se estivesse lotado, acenderia uma luz vermelha e a cancela não levantava, mesmo que se aproximasse um veículo.
Na zona da praia os alunos acharam que seria importante uns caixotes do lixo inteligentes.
Preocupados com a poluição da praia e com a segurança das pessoas, os alunos projetaram um caixote do lixo, onde não seria necessário tocar nele para colocar o lixo, sendo que a tampa levantava quando a pessoa passava a mão pela frente de um detetor de movimento.
Todo este trabalho só foi possível porque a Fundación Endesa ofereceu à Escola, por ser uma das selecionadas para participar no projeto, 10 kits de robótica, Zum Kit Júnior e uma impressora 3D. Em todo o mecanismo do projeto foram utilizados componentes destes kits e na construção da maquete foram utilizadas peças feitas na impressora 3D.
Na concretização deste projeto os alunos tiveram a orientação dos professores Maria João Silva, Patrícia Fontes e Rui Félix.