top of page

Comemoração do Natal na EBSAS

No dia 13 de dezembro comemorou-se o Natal no Auditório da Nossa Escola com trabalhos de alunos da professora Carla Passinhas.


Inspirado no projeto Projeta-Me, Caixa de imagens do Mundo - DGE, os alunos do 12º ano do curso profissional de ação educativa, utilizaram o retroprojetor para contar uma história de Natal através de um teatro de sombras desenvolvido na disciplina de ECDM.  Tanto a história como as imagens foram inteiramente concebidas pelos alunos.


 O retroprojetor, atualmente pouco usado nas atividades letivas, traz novas histórias através da luz e das imagens projetadas, mobilizando ideias e valores. Este objeto que, por alguns pode ser considerado obsoleto, vem mostrar que continua vivo, e só necessita que o preservem para a posteridade.


Neste mesmo dia, os alunos do 10º ano do curso profissional de Ação Educativa, apresentaram um trabalho desenvolvido na disciplina de ECDM.


Com criatividade e sensibilidade, os estudantes prepararam uma dramatização que abordou  temáticas essenciais para a convivência escolar: o bullying, o aceitar o outro e o valor da amizade. A peça retratou situações reais vivenciadas por muitos jovens, promovendo reflexões sobre as consequências do bullying e a importância de construir laços de empatia e respeito pela diferença.


Os alunos do 10º ano pretenderam contribuir para a ideia de que o respeito e a solidariedade são valores indispensáveis à construção de uma sociedade melhor!


As turmas do 5º A e 5º B interpretaram canções de Natal em português e inglês.
As turmas do 5º A e 5º B interpretaram canções de Natal em português e inglês.

 

A Comemoração do Natal na nossa escola foi um momento repleto de criatividade, união e valores importantes. Através de diferentes apresentações, desde o teatro de sombras dos alunos do 12º ano, que trouxe uma história natalícia única e encantadora, à dramatização dos alunos do 10º ano, que abordou temas fundamentais como o bullying e o valor da amizade, todos os participantes contribuíram para um evento enriquecedor e marcante.


Além disso, as canções de Natal interpretadas pelas turmas do 5º A e 5º B trouxeram a magia e o espírito natalício, unindo a tradição e a aprendizagem.


Este dia foi um exemplo do poder transformador da educação pela arte, onde alunos de diferentes idades trabalharam para transmitir mensagens de solidariedade, respeito e celebração da diversidade. Sem dúvida, foi uma celebração que deixou uma marca especial nos alunos envolvidos.

 

bottom of page